domingo, 18 de setembro de 2011

Tudo Sobre a AMAMENTAÇÃO num só Post!

Como as coisas são engraçadas, não? Eu aqui, enrolado, protelando, procrastinando, postergando - gostaram? rs - para escrever meus posts sobre amamentação porque quero que eles saiam perfeitos, com todas as informações e detalhes que eu julgo relevante - e isso toma tempo! - e me pego escrevendo um resumão de tudo em resposta a uma desesperada mãe de um recém-nascido neste blog: http://somos3agora.blogspot.com/2011/09/amamentacao-parte-2.html

Resolvi então postar a resposta! O que não significa que deixarei de postar meus detalhados posts mais tarde...

Beijos!

...........................................................................................
Vamos lá.

Também passei por isso.

A Isa mamava uns 5 minutos daí dormia. E mamava de uma em uma hora de dia e de duas em duas horas de noite. Eu tinha que ficar acordando-a DURANTE a mamada para ela mamar. Era muito chato, especialmente quando eu também estava com sono. Mexia nos pezinhos, nos queixo, tirava um pouquinho da roupa dela... enfim.

Quanto ao peito eu o preparei bem durante a gestação esfregando bucha vegetal. Escrevi um post sobre isso no blog se você quiser saber mais, mas agora que ele já nasceu acho que isso só iria te machucar ainda mais.

Você tem que ver se a pega está correta - o bebê abocanhar não só o bico mas o máximo da auréola que ele conseguir. O queixo e o nariz dele devem encostar no teu seio e os lábios devem estar de preferência virados para fora. Você vai ter que ajeitar bem seu peito quando for introduzi-lo na boca de seu filho.

Pergunte ao seu obsetra se ele recomenda alguma pomada que não seja necessário lavar o peito para tirá-la antes de dar de mamar. São os dois peitos que dóem? Se for só um dê o outro e tira você mesma o leite do que dói. Se o leite estiver empedrando em alguma parte ou se você tiver um ducto entupido, vai doer mesmo! Para desempedrar tem que fazer massagem na parte empedrada e tirar o leite. A massagem 'dissolve' os nódulos de leite. Se você tiver uma bolinha branca no bico é ducto entupido. Experimente esfregar uma toalha ou furar levemente com uma agulha esterlizada para liberar o ducto (o que 'entope' é pele então você tem que tirá-la).

Quanto à produção de leite, se estiver sendo pouca - você não disse mas já vou me adiantando - experimenta usar uma bombinha tira-leite assim: depois que ele mamou, você coloca a bombinha 15 minutos em cada seio, depois de cada mamada. Mesmo que não saia leite. O corpo vai entender essa sucção como sendo o bebê querendo mais leite e com o tempo - em até 10 dias, mas costuma ser antes - você vai notar um aumento na produção. Se não tiver condições de comprar uma bombinha pois são caras, tente convencer outra mulher / mãe que você conheça que possa se interessar em comprar com você. Vocês dividem o preço e a bombinha. Não tem problema dividir com outra pessoa, é só esterilizá-la antes e depois de cada uso, conforme as instruções do fabricante. Ou então você pode alugar uma. No site do Cantinho da Mamãe eu sei que eles alugam. Ou você pode comprar um tira-leite manual, tem vários tipos disponíveis e não são caros. Ou tirar na mão mesmo. Vai no site da rede de bancos de leite nacional, acho que é www.rblh... (alguma coisa, rs) que eles explicam como fazer a ordenha manual.

Quanto aos intervalos entre as mamadas serem curtos, no começo é assim mesmo. A idéia de que bebê mama de 3 em 3 horas já foi por água abaixo. O melhor é a livre demanda - quando o bebê quiser ele mama. Com o tempo - uns 3, 4 meses, você deve notar que os intervalos aumentam bastante até chegar a umas 4 horas.

Outra coisa, o bebê nem sempre chora por fome. A Isabel SEMPRE pára de chorar quando a coloco no peito - ela está com 8 meses - mas isso não é que ela estava com fome. É que o peito dá conforto e aconchego, o que alivia qualquer dor ou desconforto.

Eu dei chupeta pra a Isa quando ela tinha um mês porque a necessidade deles de sucção é muito grande, mesmo quando já estão saciados, e eu estava cansada de ficar sempre com ela no peito.

Conseguimos a amamentação exclusiva até os seis meses e graças a Deus a Isabel ainda mama no peito. Mas quando minha licença terminou, quando ela tinha quatro meses e meio, foi para a escolinha. Lá ela toma meu leite congelado mas na mamadeira. A mamadeira pode ser uma opção enquanto seus seios se recuperam. Você tira seu leite e oferece na mamadeira. A da Dr.Brown é uma das melhores pois o bebê precisa fazer bastatne força para sugá-la o que dificulta que ele acabe preferindo a mamadeira ao peito. E aí, quando seus seios estiverem melhroes você tira a mamadeira de cena.

Eu sempre fiz muito carinho na Isa, dei muito amor enquanto ela mamava, para que ela não largasse o peito em preferência à mamadeira. Porque para eles mamar no peito é mais do que só se alimentar. É também fonte de amor e carinho.

Bom, eu sei como tudo isso é difícil. No meu caso aliado a tudo isso teve o fato de a Isa ser prematura e abaixo do peso e não ganhar peso e o pediatra ficar 'ameaçando' entrar com complemento. Mas deu tudo certo.

Persevere, se informe e tente tudo que for possível que você conseguirá. Qualquer pergunta estou lá no blog.

Beijos e boa sorte!

Silvia

Ah, e passar o próprio leite no bico do seio, antes e depois da mamada ajuda a cicatrizá-lo. Ele tem alto poder cicatrizante.

Depois da mamada você passa, espera secar, e só então veste o sutiã.

Tou lendo os comentários aqui e lembrei destas coisas:

Para a Isa acordar eu também trocava a fralda dela no meio da mamada.

Usei também essas conchas no peito que coletam o excesso de leite e evitam atrito no bico, o que ajuda a cicatrizá-lo.

Procurei um banco de leite num hostpial público e fui muito bem atendida.

Experimentei posições novas para amamentar.

Eu cronometrava as mamadas - eu só tirava a Isabel do peito depois que ela tivesse passado 15 minutos efetivamente mamando de fato, para ela ganhar peso. Isso significava às vezes uma hora sentada lá, deixando ela descansar um pouco pois eles também se cansam muito no começo porque é um baita esforço então por isso às vezes mamam pouco e daí logo em seguida querer mamar mais.

A história do mamão nunca tentei mas dizem que o mamão tem mesmo um alto poder cicatrizante na pele - só que seu leite também tem.

Isso do leite ter duas fases é verdade. Quando o leite começa a sair ele é mais ralo, mais transparente, mais aguado e menos calórico. É o tal leite anterior. O leite posterior, que começa a sair depois, é mais branquinho, mais gorduroso. Ele deixa o bebê mais satisfeito e ajuda a ganhar peso. Você pode mesmo tentar a técnica posterior - tirar um pouco do seu leite antes de oferecer a mama, para que seu filho chegue antes ao leite posterior e se satisfaça melhor.

Eu também só oferecia um peito por mamada. Assim a Isa esvaziava melhor aquele peito. Ela não mamava tudo e eu doava o que sobrava mas ela mamava mais do leite posterior e esvaziar o peito é importante para manter a produção boa. Na maternidade tentei os '15 minutos em cada peito' e não deu certo. Na única vez em que a Isa mamou 15 minutos num peito, quando fui trocar de peito ela não quis o outro e eu me arrependi de ter tirado ela do primeiro.

Ah, desculpa, só agora li seu primeiro post dizendo que você tem bastante leite.

É, tirar o excesso ajuda a amolecer o seio o que facilita muito a vida do bebê.

O choro pode ser de cólica / gases, ou refluxo - especialmente se ele mamar demais... qualquer outra coisa, mas daí já é outro assunto, rs. Pode dar remédio para cólica / gases, fazer massagem - existem mil técnicas, dar banho quentinho, colocar bolsa de água quente, funchicória (eu só dei uma vez porque daí me toquei que ela iria encher a barriga de funchicória e não querer leite e eu não queria isso), remédio para refluxo, deixar de bruços nos seus braços, coloca rpara arrotar.

Enfim... eu tentei tudo isso e o que posso dizer é que tudo ajuda, mas nada resolve! O melhor remédio é muita paciência e amor! Vai passar. E permita-se se senitr cansada às vezes, querer jogar tudo para o alto, querer 'desligar' o bebê... toda mulher sente isso, mas poucas comentam!

O que posso te dizer é que é assim mesmo. MUITO DIFÍCIL. Mas no começo! Com um, dois meses já melhora muito. E com uns quatro já é outra coisa. A gente fica exausta. Não tem energia para nada. A casa fica de pernas para o ar, nós também, marido fica no friogífico - não é nem na geladeira, rs - mas é assim. Só que passa! E vai passar. Aí você vai olhar e vai achar que até que passou rápoido, rs!

P.S. Tou te zuando de boa porque sei que na hora parece que dura uma eternidade!

E aí um dia, quando seu bebê tiver oito meses, você vai se levantar do PC, olhar seu bebê dormindo no berço e pensar: "Putz... não é que valeu a pena!?".

:-)
................................................................................................................................................

Acho que aí tem quase tudo que eu queria falar para vocês!

Ah não, tem mais umas otras cositas más. Que falarei nos meus amados posts sobre amamentação, bem detalhados, com fotos e desenhos, e links e tal! hehe. Beijos!

6 comentários:

  1. Ai a amamentação...
    As pessoas podiam nos preparar e dizer a verdade, que não é facil, nem perfeito...
    Eu levei um susto quando vi que Davi não conseguia sugar, mamava por pouco tempo, golfava tudo (ele teve refluxo) e ai ficava com fome e queria mamar de novo... Fora os seios machucados, a bombinha simples e ruim que comprei que so fez machucar mais ainda...
    E muito desesperador mas vale a pena...
    Davi não amamentou muito tempo, apenas dois meses, pois o leite simplesmente não parava por causa do refluxo e ai ele passou para o NAN AR...
    Deu uma melhorada, mais ainda golfava de vez enquando...
    Não é facil ne amiga... mas o que nos mães não fazemos por eles??
    bjos e bom domingo...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita no Minha Maria...
    Já estou seguindo você...
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Eu também sempre fiz muito carinho no Lorenlindo enquanto amamentava e ele também para de chorar SEMPRE que colocado no seio! Talvez seja por isso ném?
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Amamentar é uma atividade Demais: dificl demais, cansativa demais, dolorosa demais...mas tb prazeros demais, recompensadora demais,é carinho demais!! Adorei essa fase e mesmo com todos os problemas faria outras vezes!! bjos
    www.petitninos.com

    ResponderExcluir
  5. Bacana demais seu post e dicas sobre amamentação. Estou passando por isso agora e é tudo verdade. Não é fácil, uns dias mais difíceis que outros. Mas vale a pena no final.

    ResponderExcluir
  6. Amei esse post, estou agora amamentando e rindo. Ouço muito aquele comentário "Ela está mamando de novo?". Faço a livre demanda tb, pediu o peito, eu dou. Quando ela sente cólica, coloco a Nathy no colo, com a barriga escostada na minha, faço aquele exercício das perninhas e logo libera o cocô. Ela tem pouquíssima cólica mesmo mamando demais.Vou ler outros posts. Mil beijos

    ResponderExcluir