segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Para as Mães dos Prematuros

Pode ser notícia velha. Se for, perdoem-me.

Por via das dúvidas...

...

Você sabia que os prematuros devem refazer o teste do pezinho após 120 dias de vida, ou seja, aproximadamente quatro meses?

Eles têm que fazer o teste no terceiro dia de vida, como é de praxe, e então tornar a fazê-lo depois do prazo citado acima. Isso porque como nasceram prematuros ainda não têm todo o organismo desenvolvido e o exame pode apresentar resultados distorcidos, como falsos positivos ou falsos negativos.

Aqui em São Paulo sei que para refazê-lo é possível ir à APAE que fica na Rua Loefgren, 2109, na Vila Clementino. Não é necessário agendar a coleta e ela é realizada gratuitamente. Os resultados são enviados para sua casa em cerca de dez dias úteis e devem ser mostrados ao pediatra na consulta seguinte ou, no caso de haver alguma alteração aparente, o mais rápido possível. Mais informações no site da APAE.


Porque não tem coisa mais fofa do que pezinho de bebê!

No caso da Isabel eu me esqueci de refazê-lo. É... pois é... mãe esquecida - para não dizer outra coisa! Aí quando minha sobrinha - que também nasceu prematura e fez quatro meses dia 17 de setembro - foi fazê-lo pela segunda vez, me lembrei! Minha irmã perguntou se a Isabel, com oito meses já completos poderia fazer o teste e a resposta foi: "Pode não! Deve!".

No dia seguinte lá fomos nós...

Foi rápido mas não indolor. Isabel chorou muito. A moça teve que furá-la umas quatro vezes pois não saía sangue o suficiente. Deu muita dó. Mas eu estava lá para ela. E logo logo ela estava toda serelepe. E eu com um peso a menos na minha obesa consciência de mãe.

Fica aí então a dica. Mesmo que seu bebê que nasceu prematuro já tenha passado dos quatro meses é necessário refazer o exame. Para a Isa foi porque o exame de hemoglobinas teve que esperar seu organismo amadurecer - mesmo ela sendo prematura por apenas algumas horas. Não sei se é sempre esse exame que requer uma nova avaliação ou se foi no caso dela isolado. Mas é muito importante refazê-lo, viu! (Diz a mãe relapsa aqui...). Ele detecta doenças sérias que precisam ser tratadas com urgência.

Fica aí então o lembrete! Para que outras mães não se esqueçam como eu me esqueci!

2 comentários:

  1. Eu nem sabia disso rs...
    Que interessante...
    Mas vale aquela frase, antes tarde do que nunca... rs....
    bjos

    ResponderExcluir
  2. aqui fizemos com 120 dias tbm ... o ruim foi o resultado q foi extraviado umas 4 vezes... mas tudo bem Graças a Deus deu tudo certo...

    ah e Sil hoje peguei o resultado da Tomo , acho q não deu nadaaa amiga, to hiper tranquila, segunda levo na pediatra...

    bjocas

    ResponderExcluir