quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Papo de Criança ... ou... A Lesma do Vizinho!

No começo não percebemos o problema que lentamente se arrasta em nossa direção e se instala em nossas casas. Como uma lesma do jardim do vizinho cuja aproximação notamos mas que, por sabermos que tardará em chegar, ignoramos. (Ou será que só na minha vizinhança as malditas são uma peste!?).

Só que aí quando formos ver, já é tarde demais. Ou pelo menos muito tarde.

Estou falando daquele linguajar que os pais usam com seus filhos quando estes estão balbuciando as primeiras palavras.

O leite é o 'mamá', a comida é a 'papinha', dormir é 'nanar', 'eu' vira 'o papai / a mamãe', doer é 'fazer dodói' e por aí vai.

Usamos essas palavras porque elas são fáceis para a criança assimilar e repetir. Encorajam e estimulam a fala deles. Até aí tudo bem. Mas aí nos esquecemos de, à medida que eles crescem, fazermos nossa própria versão caseira da reforma ortográfica - ou pelo menos, se não ortográfica, uma reforma no linguajar que usamos com nossos filhos.

E nos pegamos diante de um problemão quando vemos cenas como as duas descritas a seguir, ambas presenciadas por mim:

(1) Meu sobrinho de quase três anos, no parquinho, se vira para dois garotos de uns doze anos (ele é bem 'dado' mesmo, rs) e avisa, todo feliz: "A gente (nossa família) vai papá!" (naquele estilo bem paulista de falar, comendo o 'r' dos verbos).

Os garotos se entreolham e tirram sarro: "A gente vai papá! Hahaha!". Acho que foi a primeira vez que vi um dos meus sobrinhos sendo 'bullied'. E não gostei. Nem um pouco. Mas percebi que a culpa é nossa.

(2) Uma aluna de uma colega de trabalho minha, de três anos, falando: "É qui a xente vai papá tchudinho e daí a xente vai fazê naninha!". Explicação: o pai dela fala com ela assim, nesse linguajar, com voz de bebê.

E tem ainda aquele vício de se referir a si mesmo sempre na terceira pessoa. Em vez de dizer: "Eu quero!", dizem "A Milena / Maria / Amanda quer!". Isso provém do hábito dos pais de se referirem a si mesmos na terceira pessoa para que os filhos aprendam a chamá-los de 'papai' ou 'mamãe': "A mamãe te ama, viu!?". E também de postergar a introdução do conceito do 'eu e você' por achar que é muita areia pro caminhãozinho deles.

Pode até ser no começo. Mas uma criança de dois anos já tem que ser exposta a esse tipo de idéia justamente para começar a assimilá-la! Não estamos falando de algebra ou geometria, física quântica. É relativamente simples. Se nunca lhes ensinarmos eles nunca vão aprender. E vão continuar sendo 'bullied'! Como professora de línguas que se interessa muito pelo assunto eu digo: criança aprende muito rápido. Com o tempo eles pegam o jeito.

Mas não será tão fácil se o vício da terceira pessoa, ou do vocabulário pueril, já tiver se instalado. Como uma lesma do vizinho no seu jardim, que já até descobriu uma plantinha para chamar de sua... :-(

4 comentários:

  1. Ai, tadinho do seu sobrinho... que maldade...
    Mas te juro que eu mesmo não tinha parado para pensar por esse lado, de que eles crescem e continuam falando errado, não corrigimos, e eles viram motivo de piada...
    Como é dificil essa fase ne menina... não sabemos o que fazer, como fazer, e ate quando fazer rs....
    Acho que a escolinha ajuda (não faz tudo é claro) nessa fase de falar certo...
    O certo mesmo e tentar ensinar da maneira mais correta possivel, podem demorar um pouco mais para aprender, mas daqui a pouco vc não precisa estar ensinando tudo de novo pq aquela outra maneira esta errada...
    bjão

    ResponderExcluir
  2. Oh yes baby!
    Meu marido chama cachorro de auau, bico de bubu... E ainda diz que o Lorenzo vai apanhar na escola porque eu chamo cachorro de cachorro, diz que toda criança chama cachorro de auau! Pode?!
    Mas papinha é papinha mesmo amiga!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sil Giovanna fez o exame hj, foi mais tranquilo do q eu imaginava, o ruim mesmo foi o jejum, foi dificil segurar a bixinha 12 horas, passamos praticamente a madrugada toda com ela em claro chorando querendo mamar, por pouco não adiei o exame, a sedação foi levissima durou menos q 10 minutos e ela saiu de lá ja toda todaaaa...

    bjocas em vcs

    ResponderExcluir