terça-feira, 20 de setembro de 2011

As Mentiras que os Pais Contam...

Não me lembro exatamente quando, mas ainda adolescente decidi que não iria contar para meus filhos essas mentirinhas aparentemente inocentes que os pais geralmente lhes contam.

Coisas do tipo "se você não comer tudo vou te colocar lá no quartinho escuro onde moram as baratinhas", ou "o bicho-papão vai te pegar se você não fizer isto, isso e aquilo", e etc.

No meu caso, um dos meus maiores traumas de infância se deve à famigerada história do 'homem do saco preto'. Para quem não conhece, era... bom, um homem, que carregava um saco preto onde colocava as criancinhas que roubava pois haviam se aventurado longe de seus pais em passeios, conversavam com estranhos, etc.

O resultado? Uma garotinha melindrada, medrosa, e que mantinha distância dos garis - afinal, para a minha mente de criança, eram eles os homens do saco preto! Pois é... durante um bom tempo tive medo deles. Medo este que por vezes as pessoas confundiam com preconceito mas minha pureza de criança não permitia esse tipo de sentimento.

Eu entendo a idéia. Assustar a criança para evitar que ela tenha um comportamento que possa lhe ser prejudicial, como por exemplo cair na lábia de um pedófilo ou coisa assim.

Mas por quê não sermos mais francos? Não estou falando de explicar tintim por tintim para nossos filhos sobre o que é a pedofilia, o quê eles fazem e tal. Óbvio  que não. Mas na minha cabeça poderíamos ser mais sinceros: "Olha filha, se você ficar muito longe de mim no supermercado, nós podemos nos perder uma da outra. E daí pode vir uma pessoa malvada e te levar embora. Então fica por perto, ok?".

A criança vai ficar assustada sim. Mas não será um medo fundado em mentiras, em fantasias, em realidades que não são. Ela estará se abrindo para a realidade - dentro do que lhe é possível compreender tendo em vista sua condição de criança.

Por vezes presenciei minhas irmãs contando tais mentirinhas para meus sobrinhos. Relutei em palpitar pois como mãe bem sei como isso é chato. Mas não resisti. Se quero o bem deles tanto quanto quero o bem da Isabel eu tenho que pelo menos expôr minha opinião. Falei. Elas não gostaram muito mas enfim concordaram. E têm procurado evitar esse tipo de atitude.

Nem sempre é fácil. É bem tentador entrar no mundo da fantasia das crianças e usá-lo a nosso favor. Mas, embora eu acredite sim que toda infância necessite de fantasia, criatividade e imaginação, prefiro deixar essa parte por conta dos contos-de-fada e histórias desse gênero. Sei que há quem até disso discorde mas não é meu caso.

Só não me perguntem sobre minha opinião no tocante ao bom velhinho pois ainda não tenho uma postura definida a respeito disso!

P.S. Se alguém estiver estranhando o post às quatro e pouco da manhã, não estranhe! É que ultimamente a Isabel não tem dormido bem. E aí, quando meu sono já se perdeu definitivamente ela finalmente adormece. E então ficamos eu e minha insônia. Até fiz umas perguntas ao pediatra do blog da Paloma a respeito disso. Vamos ver o que ele diz.


4 comentários:

  1. Olá, Silvia!

    Vi seu comentário no post que a Claudia colocou no blog dela (Filhos Bilíngues) sobre minha pesquisa sobre aquisição bilíngue de inglês e português. Primeiramente, muito obrigada pelo contato e interesse. Você poderia especificar melhor o caso dos seus sobrinhos, dizendo como é feita a divisão da língua com eles? Em qual língua eles falam com os pais e em qual língua eles estudam e etc. Meu e-mail é anapassos88@hotmail.com.

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi...
    Concordo contigo...
    Não quero amedrontar Davi com essas histórias, afinal reflete na vida da criança, como ate dormir no escuro...
    Quando vejo um pai ameaçando com essas mentiras, olho e fico chateada, afinal, pensa, imaginar que um monstro ou o homem do saco preto vai te pegar e nunca mais vai ver seus pais...
    Acho que temos que falar com eles do mesmo jeito que vc disse, de nos perdemos uma da outra e tal...
    Agora as mentirinhas sobre o papai noel e a fada do dente eu vou fazer haha...
    Acho tão magico, mas acho que não vou conseguir engana-lo por muito tempo ja que as crianças estão espertinhas haha...
    bjos

    ResponderExcluir
  3. tbm nunca fui a favor dessas mentirinhas que colocam medo, agora qto ao papai noel, colho da pascoa, e outros desse tipo acho q é dificil escapar, ja que até mesmo na escola colocam essas 'fantasias' na cabeça da criança...

    bjocas em vcs

    ResponderExcluir
  4. Concordo master! E sobre o noel já conversei muito com o marido, ele acha importante e lúdico, eu não sei o que pensar... Acho que mal não faz...

    ResponderExcluir