sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O Prazer de Amamentar

Tou tirando o atraso, rs.

Fiquei bem chateada com meu GO dia desses. Não estava me dando bem com a pílula e pedi uma prescrição da injeção. Mas tinha que ser aquela que não afeta a produção de leite.

"Mas você ainda amamenta?", ele questionou. E assim começou uma conversa bem chata em que ele dizia que ela já não dependia do meu leite, que não importava se a produção diminuísse e etc. e tal. Insinuou que sou sem-vergonha por amamentar prolongadamente e me deixou bem irritada. Mas pelo menos me deu a tal prescrição e com a injeção estou me dando bem.

Na escola eu tinha uma professora bem excêntrica. Daquelas cheias de idiossincrasias, que todo mundo - ou pelo menos a maioria, eu inclusive - adorava. E ela dizia que amamentou a filha até os dois anos porque cada vez que amamentava chegava quase a ter um orgasmo.

Até aí, cada um cada um. Mas eu não amamento por isso. Na verdade eu não sinto nada quando dou de mamar. Algumas vezes doeu e confesso que umas cinco vezes, no máximo, senti um prazer sensual. Mas na maior parte do tempo, o prazer que tenho é o de ter minha filha querida nos meus braços, de sentir que sou quem pode acalmá-la, de poder observar e admirá-la, de dar um tempo na correira do cotidiano e sentir um pouco de paz, de me sentir sua mãe, de saber que é melhor para sua saúde, no começo era também um pouco de alívo pois ela esvaziava mamas muito cheias...enfim. É um prazer que meu GO jamais sentirá nem jamais compreenderá, pois, sim, é possível ele compreender sem sentir mas não creio que isso vá acontecer.

E portanto digo para todas as mães que querem amamentar prolongadamente: amamentem!

É a natureza, é perfeito, é amor. E mesmo nas vezes em que senti prazer sensual não me importei. Teria até lógica sentir esse prazer pois aí seria um incentivo para a mulher amamentar, o que é melhor para o bebê, como foi no caso da minha professora. É como o ato de fazer amor - não só sexo - que serve o propósito de procriar mas também de manter o amor do casal, a intimidade, a entrega.

É o que é. E é lindo.

Tá certo que um dia terei que parar. Talvez quando ela tiver perto dos seus dois anos. Talvez por minha vontade, talvez por vontade da Isabel, ou da natureza. Talvez porque eu ache que já está na hora de se desfazer desse vínculo para ela poder se desenvolver, desenvolver sua independência. Mas com certeza ainda não é a hora. Será doloroso, mas uma hora necessário. E será muito melhor se não for uma coisa imposta ou coagida pelos outros.

2 comentários:

  1. que saudades de vcs, parabens a Isabel pelo seu primeiro ano de vida, que venham muitas e muitas conquistas *-* sempre passo por aqui ver se vocês vieram dar noticias e fiquei feliz ao ser retribuida com 3 posts dessa vez, amiga não pare de escrever ... bjocas em vcss

    ResponderExcluir
  2. Concerteza, amamentar ate quando puder é otimo...
    Não sei pq tem pessoas e medicos que recriminam isso...
    So faz bem...
    Bjs

    ResponderExcluir