terça-feira, 12 de julho de 2011

Tabela Nutricional

Dia desses fui levar a Isa ao posto de saúde para tomar vacina. Foi nesse dia em que aproveitei para passar no banco de leite onde doo leite para perguntar às enfermeiras se elas furavam orelhinha de bebê.

Conversando com elas sobre minha preocupação em relação ao crescimento da Isa - ela aparentava estar meio gordinha e baixinha - questionei se talvez meu leite não estivesse muito gorduroso e pouco nutritivo, já que eu não ando comendo muito bem.

Primeiro elas me disseram que se meu marido fosse baixinho a Isa poderia ter puxado a estatura dele. Possibilidade descartada visto que meu marido tem 1,90m e eu tenho 1,70m! E juro que ela não é filha do leiteiro, rs!

Então elas lembraram que é feita uma avaliação nutricional de todo leite doado e foram procurar os dados mais recentes do meu leite.

As informações mais interessantes - sobre proteínas, vitaminas e tal - só a nutricionista tem. Mas as enfermeiras têm acesso ao número de calorias e à quantidade de gordura de cada amostra.

Daí que foi constatado que numa dada amostra de 100ml do meu leite havia 1.73g de gordura e 498 calorias! Sim. 498 calorias em meros 100ml!

Arregalei os olhos e olhei para a moça incrédula.

- Tudo isso?
- É, mas está dentro do normal, ó.

(Ela me mostra os dados do leite de outras doadoras).

Me tranqüilizo.

Depois fui verificar o IMC da Isa e está bem na média. O pediatra disse que não havia com o que me preocupar então desencanei.

Mas juro que nunca mais tomo do meu próprio leite!

2 comentários:

  1. por curiosidade, qual o peso e altura da Isabel? e concerteza essa duvida de ganho de peso sempre pega a gente... bjocas

    ResponderExcluir
  2. Noooooossa! Tudo isso?! Que loucura! O Lorenzo deve ingerir 3.000kcal por dia!
    Sabes que eu ia te pedir pra me mandar uma foto da Isa!? Não faço ideia de como ela seja e morro de curiosidade! hehehe

    ResponderExcluir