sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sai da frente que lá vem dente!

Isabel anda extremamente irritadiça. Essa última semana ela tem chorado o tempo todo, até no colo! Não quer ficar em nenhuma das cadeirinhas - nem na dura que é mais inclinadinha e na qual ela tem uma visão melhor de tudo, nem na molinha vibratória que tem um monte de brinquedo pendurado. Fica se contorcendo toda e se não a prendo ela vai escorregando até o chão. Não quer ficar muito tempo de bruços e menos ainda de barriga para cima. Só quer saber de se sentar!

Mas ela ainda não fica sentada durinha por muito tempo sozinha...

Tempos difíceis!

Ela também tem acordado com maior freqüência à noite e tem me deixado de cabelo em pé. Tentei de tudo. Voltei a dar simeticona por via das dúvidas. Não adiantou. Dei funchicória, remédio para refluxo, coloquei bolsa de água quente, fiz massagem, dei banho relaxante, troquei mil fraldas, agasalhei, desagasalhei... enfim. Fiz de tudo para tentar entender o quê estava acontecendo.

Tudo em vão.

Aí meu marido aparece e me pergunta: "Não são os dentinhos?"

Aí eu me lembro deles. Os benditos dentinhos. Dei Alivium para tentar aliviar a (possível) dor. Fiz também uma massagenzinha na gengiva dela. Deu certo.

Mas foi passar o efeito do Alivium e ela começou a chorar de novo. Tentei dar o mordedor geladinho mas ela não parece entender a função dele...

Aí outro dia, na sala de espera da neurocirurgiã - depois explico - um pai me disse que a primeira dentição, embora indolor para alguns bebês - e mamães - afortunados, pode não só causar febre e dor em alguns bebês mas também um quadro de cólica e gases similar ao dos primeiros meses. No caso da Isabel acho que está até pior, viu! Eu estava toda feliz que ela já tinha parado de ter cólicas mas a felicidade durou pouco...

Ele me explicou que a maior salivação causa maior produção de suco gástrico pelo estômago. É igual à história do chiclete. Se você masca muito, o estômago entende que vem comida pela frente e então passa a produzir mais ácido para digerir a comida. Mas como ela nunca vem, a acidez do suco gástrico acaba é por corroer as paredes do estômago causando desconforto e gastrite.

E esse excesso de suco gástrico causa dor e refluxo. Este por sua vez, faz com que o leite fermente por mais tempo. O que causa mais gases... E isso tudo causa sabe o quê!?

Uma mãe em parafuso! Sinceramente, estou esgotada. Fico brava com a Isabel às vezes mas logo em seguida me encho de culpa e peço desculpas. É uma montanha-russa. Já gritei com ela, fiquei com raiva, disse que ela não colabora, já deixei chorando, já peguei no colo, já chorei de culpa, já chorei ao ver a dor dela, já sorri quando ela parou de chorar e começou a tagarelar... enfim: que venham logo esses dentes!

Mas confesso que sentirei muuuuitas saudades da sua boquinha linda banguelinha. Se antes ela era minha 'sorrigengiva' logo logo ela vai se tornar minha 'sorridente', mesmo. Só espero que não nasçam primeiro os caninos, como com meu sobrinho, que ficou parecendo um vampirinho, tadinho!

Aí vai começar a querer morder tudo, vou ter que começar a escovar os dentinhos... Eu já passo uma gaze umedecida na gengivinha e boca dela de vez em quando, para 'desenvolver hábitos saudáveis de higiene bucal', como li num livro que minha dentista me deu sobre a saúde bucal das crianças. Mas é beeem de vez em quando. A Isabel mais tenta chupar meu dedo do que outra coisa! Quero só ver como vai ser ter que escovar seus dentinhos... Com meus sobrinhos já é um sufoco. Vai ser uma loucura. Mas pelo menos acho que vai ser mais tranqüilo do que agora! 


5 comentários:

  1. Que sufoco hein?
    Os gases do Lorz voltaram com tudo e a Simeticona voltou a atuar...
    Tomara que passe logo esse desconforto da Isabel

    ResponderExcluir
  2. A Beatriz tb anda muito irritada, acordando mais a noite e com gases e cólicas!!!! Serão que são os dentinhos???
    Melhoras para a Isabel!
    BJs

    ResponderExcluir
  3. Tati, não encontrei seu blog para comentar...

    A Isa melhorou muuuito depois que começou a ir para a escolinha! Acho que todas as novidades a distraem. Mas continua acordando muito à noite... De sábado para domingo acordou nada mais nada menos que cinco vezes!

    Nem quando era recém-nascida acordava tanto. Eram só três!...

    ResponderExcluir
  4. Nossahhh... parece q vc está descrevendo a minha Rebeca... detalhe..olha a hora q estou postando isso... pois é... mais uma noite nesse sufoco..quando pensei q as cólicas foram embora..começa tudo de novo e nem quando ela era rescém nascida era assim..ela só acordava duas vezes p mamar..agora, acorda 5, 6 7... estou esgotada tb.... não sei mais o q faço... tb já tentei tudo o q vc disse acima e mais alguma coisa...

    ResponderExcluir
  5. Estou na mesma situação com a Helena que fez 4 meses hoje já tentei de tudo e nada resolve que Deus nos ajude passar por essa fase tão complicada

    ResponderExcluir