sábado, 30 de julho de 2011

Nova Era, Novos Sabores!

Semana retrasada a Isa fez seis meses.

E com a chegada do seu sexto mesversário veio também o fim de uma era. Ou o começo de outra, como prefiro pensar. Chegou ao fim a amamentação exclusiva e ela então começou a explorar novos sabores.

Confesso que para mim foi um alívio pois por vezes eu pensei que não conseguiria amamentá-la só com meu leite por tanto tempo. Mas cá estamos nós. Eu também tinha esperanças de que com a introdução de novos alimentos ela passasse a ter menos cólicas. Ainda é cedo para dizer...

A primeira papinha foi uma bananinha amassada mas ela não pareceu gostar muito. Achei que por ser docinha lhe agradaria, mas não. Talvez por ter sido a primeira, não sei. O pediatra havia recomendado começar com as papinhas de fruta já aos cinco meses mas eu o ignorei e esperei o sexto. Ele argumentou que era para ela "se acostumar à colherzinha".

Eu entendo que é muita mudança. É um objeto estranho na boca. Mas para a Isa não era tão estranho assim já que eu sempre dei remédio para ela usando a colherzinha, nunca pingando direto na boca - falarei sobre o porquê disso em outra oportunidade. E também não achei que fosse uma 'desculpa' boa o suficiente para eu encurtar o período de aleitamento exclusivo que eu vinha lutando tanto para sustentar.

A Adri Santos postou um artigo sobre papinhas e tem um trecho que eu achei bem interessante:

"Nos primeiros meses, os bebês associam comida com carinho. Se alimentar é uma interação íntima, e bebês freqüentemente associam o ritual de comer com pegar no sono nos braços ou no peito da mãe. A mudança de um peito suave para uma colher fria, dura, pode não ser bem-vinda com uma boca aberta. Dar papinhas ao bebê é uma maneira mais mecânica e menos íntima de 'entregar' comida. Requer que o bebê se sente num cadeirão de comer, uma habilidade que a maioria dos bebês desenvolve por volta dos 5-7 meses. Segurar um bebê na posição tradicional de mamar não é a melhor maneira de introduzir papinhas, porque seu bebê vai achar que vai ser amamentado - ou tomar mamadeira -  e vai achar que algo está errado e vai provavelmente rejeitar a comida."
E realmente, no começo foi meio difícil. Eu não ligava porque com meus sobrinhos tinha sido igual então eu sabia que teria que ter muita paciência  - e um enorme babador! O da Isa é quase um poncho de tão grande, rs. No começo eles mais cospem do que engolem. Eu só sabia que ela estava comendo 'alguma coisa' quando via um pouco de papinha no cocô, rs. Mas depois de uma semana ela já estava uma comilona! Puxou a mãe, rs!

Fiz uma papinha insossa de cenoura, abobrinha, alface, tomate e cebola. Ela comeu tu-do e ainda reclamou quando acabou o potinho. Na escolinha as tias comentam que ela tem um apetite "bom demais". Minhas irmãs dizem que ela parece ter dado uma espichada. E eu fico aliviada porque ela nunca foi de mamar muito e eu temia que também não fosse muito chegada a uma papinha. Acho que aquele conselho que me deram no começo da gravidez deu certo. Era para eu comer de tudo na gravidez - óbvio que controlando a quantidade - e também no aleitamento. Isso porque o sabor do leite da gente - poxa, como é que se escreve? é 'da gente' mesmo? - tem uma pequena variação conforme nossa alimentação. E bebês de mães que comiam de tudo durante o aleitamento têm portanto uma maior aceitação a diferentes alimentos pois estão acostumados à 'variedade' de sabores. Não sei se foi isso que ajudou mas 'atrapalhar' não pode ter atrapalhado!

A Isa come sentada no cadeirão que pertencia aos meus sobrinhos. Mais uma das maravilhas de ser a última da família a ter nenê - eu não preciso comprar nada, rs! É este aqui, o Merenda da Pég-Perego:



Eu acho bom que ela coma lá e não na cadeirinha para ela se acostumar a se sentar à mesa para comer. E o cadeirão se tornou um outro recurso para mim nas horas em que ela quer atenção e eu não posso dar. Coloco seus brinquedos lá, a viro para mim e ela sossega um pouco, rs. Gosta de ficar 'nas alturas', tadinha!

Confesso que sou meio desencanada com essa coisa de papinha. Tem pediatra que diz que pode uma coisa, outros que dizem que não pode. Eu ajo de acordo com meu bom-senso. Tinha a idéia de não salgar suas papinhas. Se ela não aceitasse daí talvez eu colocasse sal - embora alguma erva talvez fosse uma saída mais saud´vael. Mas se ela aceitasse não o usaria. E por sorte ela gostou da papinha mesmo sem sal. Só que na escolinha eles colocam um pouco de sal. Paciência. Mais uma daquelas coisas sobre as quais nós não temos o controle e temos que nos conformar.

Lá elas também batem tudo no liquidificador, que me disseram que não é recomendado. Não me lembro direito o motivo. Acho que a comida perde um pouco de suas propriedades e também a consistência da comida fica fina demais - o que não estimula a criança a aprender a mastigar. Mas acho que isso de mastigação é mais para frente, né? Quando tiver dente... De qualquer modo, acho que o fato de na escolinha a papinha ser batida no liquidificador não é o fim do mundo. Afinal, 'algum' nutriente ela vai absorver, né! E lá elas cuidam tão bem que não posso reclamar. Depois faço um post sobre seus primeiros dias na escolinha.

Em casa - nos finais-de-semana, já que durante a semana a Isa come na escolinha - eu conto com mais uma súper 'emprestação' das minhas irmãs. É um aparelho que cozinha tudo a vapor - sem que a água ferva, entendeu? Eu também não. Enfim. Tem vários 'andares' de forma que você coloca o que for mais difícil de cozinhar em baixo e o que for mais fácil em cima. Tem botões para cada tipo de comida - até arroz! - mas você mesma pode determinar o tempo em minutos sem apelar para os tais botões. Ele apita quando o tempo tiver acabado e daí fica no modo 'Keep Warm' em que ele só mantêm a comida naquela temperatura. Você só coloca a comida lá - eu descasco e corto para que seja mais rápido - e espera. Ele acende uma luz - e acho que apita também, não sei - quando a água estiver acabando e você tem que 're-fill'. É tudo de bom mas elas disseram que é caro. E eu acredito! É este aqui, a Panela a Vapor PURE, da Walita, da PHILIPS:




É bem prático. Feita a comida eu a 'transformo' - mágica eu, né? - em papinha usando um espremedor de alho.

Para armazená-la e aquecê-la em banho-maria uso os mesmos potinhos que uso para armazenar meu leite. São BPA-free e vêm em uma caixinha com cinco que custa uns R$ 46,00. São estes aqui, da MAM:


Para dar a papinha de fruta geralmente eu corto a fruta e raspo com a colherzinha e já dou na boca da Isa. Os suquinhos eu dou na colherzinha porque na mamadeira ela resuca, sei lá eu por quê! Dia desses fiz suco de laranja-lima mas esqueci de coar. A coitada ficava tentando sugar a mamadeira e não saía nada. Aí me dei conta de que o bico estava entupido, rs. Tirei, coei, desentupi e voltei a tentar. Mas nada feito. Tem que ser de colher mesmo. Vamos ver quanto tempo dura essa frescura dela, rs.

Se na amamentação exclusiva eu não via a hora de ela começar a comer papinha, confesso que vira-e-mexe dá uma saudade dos tempos de aleitamento exclusivo... era mais prático só tirar o peito para fora. Mas tudo tem um lado bom e um lado ruim.

Ah!  E o lado engraçado também! Eu nunca mais vou poder olhar o cocô da Isa e pensar: "Ahm! Tudo isso aí foi o meu almoço de ontem!".

Hehehe. :-)

4 comentários:

  1. essa fase exige bastante da gente, mas é muito prazerosa, qto ao suco, tente dar nos copinhos, tem varios modelos, para varias idades, acho q é mais facil de aceitar do que a mamadeira

    bjocass e boas papinhas, morro de curiosidade pra ver como a Isa é

    ResponderExcluir
  2. Vou te dizer que tive problemas serios com meu pequeno por causa dessas papinhas "lisas"
    Ele demorou para pegar papinha com pedacinhos...
    Mais vai de bebe...
    E que bom que conseguiu a amamentação exclusiva ate os seis meses...
    E muito dificil, pricinpalmente pelo cansaço, pois outros alimentos os deixa menos dependentes...
    E que bom que ela come bem, muito interessante essa do leite, não sabia...
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oh Lord!
    Não fala disso, por gentileza!
    Estou em negação, dá pra ser?

    ResponderExcluir
  4. Oie, deixa eu te falar, vi seu comentario no blog e acho q estamos no mesmo barco mais ou menos rsrsrs... olha qto a fisio sou super a favor acho q a Gigi vem desenvolvendo super bem, dá pra notar resultado, vc vai ver, agora deixa eu te perguntar, pq ela teve q fazer TC? de qualquer forma eu fico tranquila ouvindo outras experiencias semelhantes, e que bom q ela não teve q ser sedada, a Gigi ainda vai passar por avaliação com o anestesista vamos ver o q ele fala, qualquer coisa me manda por email lari_elamesma@hotmail.com o mesmo é msn ;D

    bjocas e já sou super sua fã, e da Isa tbm

    ResponderExcluir