quinta-feira, 14 de julho de 2011

AM: Preparando os Mamilos e Evitando Rachaduras

Já diz o ditado que "é melhor prevenir do que remediar". Não dá para saber se você será uma das (pouquíssimas - aliás, não conheço nenhuma!) sortudas que não fazem nada para preparar os mamilos para a amamentação e ainda assim não têm nenhum problema quando é chegada a hora. Então o melhor mesmo a fazer é se preparar. Mas, e aí... como é que se faz o preparo?

Bom, o que relato aqui tem como base minha própria experiência apenas. Mas acredito que seja de alguma valia pois eu não tive nenhum problema nesse sentido.

"Ué, mas você não disse aqui que enfrentou sim um sangramento do mamilo?"

Muita calma nessa hora! Sim, eu disse. O que ocorre é que esse sangramento - e a dor que o acompanhou - foi desencadeado por um outro problema, e sucedeu quando Isabel já tinha uns quatro meses. Ou seja, no momento ele é irrelevante.

Bom, vamos então ao que interessa.

...

As recomendações mais comuns no tocante ao preparo dos seios são de se tomar as seguintes atitudes desde os primeiros dias de gravidez:

(1) Banho-de-sol diário nos mamilos, com duração de cerca de 15 minutos. De preferência o sol da manhã, até as 10:00.

Eu bem que tentei. Mas aqui onde eu moro é impossível fazer o banho-de-sol sem atrair o olhar do meu vizinho... Fiz uma vez na casa da minha mãe mas onde ela mora é tranqüilo e o vizinho mais próximo está longe o suficiente!

Para quem, como eu, não tem como fazer o banho, eles recomendam que se use uma daquelas lâmpadas infra-vermelhas (vide foto) ou mesmo uma lâmpada comum. Mas é necessário tomar cuidado para não se queimar: o banho não deve ultrapassar os 15 minutos e os seios devem estar a uma distância segura da lâmpada - cerca de 20cm no mínimo. Como li isso num site da vida, se alguém quiser tentar eu acho melhor conversar com um médico antes para ter certeza.





Eu não tive paciência para nada disso. Só segui as próximas recomendações:


(2) Não passar hidratante na auréola nem no mamilo.

Toda grávida se lambuza de óleos, hidratantes e cremes para evitar as estrias. Sobretudo nos seios e na barriga. Mas quando o fizer, pule as auréolas e os mamilos. Não tenho a pretensão de ser uma especialista no assunto e saber direitinho o porquê dessa recomendação, mas acredito que seja porque ao passar esses produtos você hidrata a pele e a deixa mais sensível, suscetível a rachaduras e cortes.

Essa foi uma das atitudes que eu tomei e que acho que ajudaram. Não precisa passar o produto loooooonge da auréola, é só não passar nela. Na pele do seio, em volta, não há problema - aliás, é bom para evitar as estrias!


(3) Esfregar uma bucha vegetal na auréola e no mamilo diariamente.

Fiz isso religiosamente e sinceramente acho que foi o que mais me ajudou a não ter problemas com os bicos do seio ao amamentar.

Algumas pessoas tentaram e disseram que não recomendam. Mas eu não sei o porquê. Talvez pela dor?

É claro que dói um pouco sim. É um pouco de auto-tortura. Mas é só no começo. À medida que você vai insistindo, você vai 'calejando' a pele e ela vai se tornando mais grossa e resistente. E é essa a idéia mesmo: tornar a pele mais grossa e resistente para que ela não fique (tão) machucada quando o bebê for mamar, e conseqüentemente você não sinta dor.

Me lembro de conversar com meu médico e de dizer: "Doutor, mas dói!" e de ele responder: "É melhor que doa agora do que quando o bebê quiser mamar, né!?".

Eis o que eu fazia:

Esfregava a bucha vegetal em movimentos circulares, 50 vezes em sentido horário e depois mais 50 vezes em sentido anti-horário em cada auréola / mamilo. Fazia isso debaixo do chuveiro todas as vezes em que ia tomar banho - eu geralmente tomo um de manhã e outro antes de me deitar. No começo eu fazia bem lentamente porque machucava um pouco, mas ao final da gestação eu já esfregava vigorosamente e não estava nem aí - e assim eu sabia que tinha dado certo pois meus mamilos, antes sensíveis ao extremo, estavam mais resistentes.

Para quem estiver preocupada, achando que isso tirará toda e qualquer sensibilidade do bico, inclusive aquela sensibilidade 'boa', pode ficar tranqüila que ele continuará sendo uma zona erógena, rs!

Há pessoas que dizem que tentaram isto e não deu certo. O que eu penso a respeito:

Ou (1) a pessoa não fez disso um hábito, esfregando a bucha diariamente durante a gravidez, ou (2) a pessoa não esfregava forte o suficiente, ficava só no lenga-lenga.

Na minha (humilde) opinião, é preciso esfregar a bucha sempre, se não não funciona. Não adianta fazer hoje, daí só na semana que vem, daí se esquecer, se lembrar... tem que ser constante. Isso porque a idéia é que você vá aumentando gradativamente a força, conforme os mamilos e a auréola vão se tornando mais resistenes. Não dá também para já ir com muita força no começo senão você só irá se machucar, desistir e atrapalhar todo o processo. É necessário equilíbrio e bom-senso.

Além de tudo isso, eu ainda - por sugestão do médico e da minha irmã - esfregava a toalha seca nos bicos do seio após o banho e de vez em quando pegava o secador com ar quente e direcionava o jato para eles. Mas só um pouquinho, nada exagerado para não ser contra-producente.

Algumas pessoas não recomendam usar sabonete na área mas eu sempre usei o neutro, de glicerina, e não tive problemas...

Ah! E tem que ser uma bucha vegetal, à venda em supermercados e farmácias. Os outros tipos, sintéticos, eu nunca experimentei, acho que podem machucar demais!


(4) Usar pomada específica.

Meu médico só liberou a pomada - Massê - depois dos 7 meses de gestação. Eu continuei a não passar nenhum hidratante, creme ou óleo, e também a usar a bucha, a toalha e o secador. Mas depois da toalha e do secador eu passava a Massê, esperava secar um pouco e só então vestia o sutiã.


(5) Passar o próprio leite no mamilo e na auréola antes e depois de cada mamada, depois que o bebê nascer.

O nosso leite é divino, é tudo de bom! Tem anti-corpos, vitaminas, proteínas, etc., e ainda tem alto poder cicatrizante!

A recomendação é de se passar um pouco do próprio leite nos mamilos e auréolas antes e depois de cada mamada.

Isso é claro você só vai fazer depois que o bebê nascer. Não dá para tentar fazer antes porque não é recomendado ficar tirando leite do seio antes de o bebê nascer. O motivo é que ao tirar leite - ou ao amamentar - mandamos um sinal para nosso cérebro e o corpo libera um hormônio - acho que é a oxitocina, estou mal de conhecimentos biológicos, hehe - que causa contrações uterinas. Isso é ótimo depois do parto, para que o útero volte ao tamanho normal e para diminuir o risco de se ter hemorragias, mas não é nada bom quando o bebê ainda está lá dentro porque uma contração pode causar problemas ao bebê ou até mesmo um aborto.

Eu sempre segui esta recomendação e também acho que ajudou muito. Eu o fazia - e ainda faço às vezes - mais por prevenção. É necessário esperar o leite secar antes de fechar o sutiã - é rápido, menos de um minuto.

Nem precisei passar as pomadas Millar ou aquela cara que minha irmã tinha comprado - Lansinoh, algo assim.


(6) Usar concha para seios.

Isto eu não precisei fazer pois meus mamilos sempre foram protuberantes. Mas a recomendação para quem tem bico plano é de usar conchas de silicone durante a gravidez e a amamentação:




A concha evita o contato com o sutiã - que acaba 'achatando' / 'aplainando' ainda mais o mamilo - e também o atrito, que o machuca.

Ela tem um sistema de ventilação e pode ser higienizada conforme indicações do fabricante. Custa em média R$ 27,00 e pode ser utilizada durante a amamentação também quando o leite fica vazando do peito entre as mamadas - eu usei, depois falo a respeito. Há quem não goste mas depois de um tempo você se acostuma a ela. Você fica com cara de Madonna, com súper peitos que chamam a atenção onde quer que você vá, mas até que é legal, rs!

Não sei se há também outras recomendações para quem tem mamilo plano, ou invertido. Aí é bom ver com um médico.

...

Como eu já disse, essa foi a minha experiência que no meu caso - e no da minha irmã - deu mais do que certo. A outra irmã foi uma das que só esfregava a bucha ocasionalmente e mesmo assim sem ir aumentando a força gradativamente e ela teve sim problemas!

Eu não tive que usar bico de silicone, não tive sangramentos, raras vezes senti dor ao amamentar... enfim! Espero que este post ajude outras pessoas a terem a mesma (boa) sorte.

Se alguém tiver algo a adicionar fica aqui o convite para sugestões que eu posso adicionar depois ao post.

6 comentários:

  1. Eu só usei a bucha e não tive nenhuma intercorrência, nenhum machucado, nenhum sangramento. Bem como tu falaste, dói no início, mas depois fica tranquilo!
    Só usei Lansinoh e Declair (tipo Dersani) no primeiro mês de amamentação, nem antes nem depois.

    ResponderExcluir
  2. A bucha funciona sim. Para aliviar a sensibilidade no começo usei mamare, que é uma delicia. Também usei lanidrate nos ultimos meses da gestação e continuei no 1º mês de amamentção, o melhor é que esta pomada não precisa ser retirada cada vez de mamar. Foi maravilhoso amamentar.

    ResponderExcluir
  3. Tenho 20 anos não tenho um milimetro de bico estou gravida de um mes estou muito nervosa tenho medo de não dar mamar...........

    ResponderExcluir
  4. Você já foi ver se é mamilo invertido? Eu não sei direito sobre isso mas é bom você falar com um médico que te oriente. Nunca ouvi dizer que uma mulher não pôde dar de mamar por não ter bico. Vá a um banco de leite público que geralmente eles orientam bem. Tenta também as conchas, desde já. Elas acabam ajudando a formar um bico. Eu que tenho bico vi que ele aumentou bastante depois de usar as conchas.

    ResponderExcluir
  5. estou com muito medo de rachaduras no meu seio , estou de oito meses e ainda nao estimulei o meu bico!!! será que dá tempo?

    ResponderExcluir
  6. estou com muito medo de rachaduras no meu seio , estou de oito meses e ainda nao estimulei o meu bico!!! será que dá tempo?

    ResponderExcluir