terça-feira, 14 de junho de 2011

Depressão Pós-Parto Masculina

Quando Isabel tinha um mês e meio levei-a ao meu local de trabalho para que o pessoal pudesse conhecê-la (não quis receber visitas na maternidade nem em casa, depois falo sobre isso). E com Isa nos seus braços, minha chefe - que na época estava grávida de uns sete meses de sua segunda filha - me disse que seu marido havia lhe confessado que não sentia falta dos primeiros três meses do bebê.

Eu até entendo, já que nessa fase o bebê está muito mais ligado à mãe do que ao pai, fora que a criança é mais um "saco de batatas" como uma mãe uma vez me disse, apesar de eu ter amado cada instante.

E por ter ouvido isso da minha chefe eu me lembrei dela quando li um artigo na UOL hoje sobre a depressão pós-parto que acomete os pais. Acredito que o acesso seja livre, não só para assinantes, já que eu mesma não assino a UOL, mas se alguém quiser ler o artigo e não conseguir acessá-lo, deixe um comentário que eu tentarei reproduzi-lo aqui.

Eu, que sofri de "baby blues" (uma forma mais light de depressão-pós-parto), acho extremamente importante e útil que se quebrem tabus e se aborde de forma cada vez mais natural esse tipo de fenômeno para que as pessoas não se sintam anormais, sozinhas e desamparadas e para que saibam lidar e superar esses problemas.

Segue o link para o artigo: http://estilo.uol.com.br/comportamento/ultimas-noticias/2011/06/14/homem-tambem-sofre-de-depressao-pos-parto-entenda-o-problema.htm 

Um comentário:

  1. Eu não sei se sofri de baby blues ou de cansaço extremo... Acho que do segundo, pois quando Lorenzo começou a dormir comigo (e dormir bem) passei a ser outra mãe.

    O Lorenzo interage muito com o marido hoje, mas no primeiro mês foi complicado... Lorz tinha mais afinidade com minha mãe do que com o marido.

    Mas o pediatra afirmou que isso é normal e que até o 3º mês a vida do bebê é como a do Baby Sauro: "Não é a mamãe".

    Bem, agora passou mesmo...

    Lorz fica bem com marido, com meu pai, amiga, vizinho, ilustre desconhecido!

    Já estou começando a ficar com ciúmes e querer o Baby Sauro de volta!

    Hahahaha
    Brincadeira!

    ResponderExcluir