terça-feira, 14 de agosto de 2012

Andador? Nãaaao!

Dia desses levei a Isabel ao pediatra. E na recepção havia um folheto sobre os perigos do andador.

Até aí nenhuma novidade. Desde há muito tempo eu sei que não é recomendado. O andador não permite à criança se desenvolver naturalmente e isso causa problemas. Ela por exemplo não desenvolve o reflexo de tentar amenizar uma queda com as mãos quando está aprendendo a ficar de pé. Em alguns casos - e isso eu já pude constatar na vida real - a criança se acostuma a andar nas pontas dos pés. Isso porque frequentemente, quando colocada no andador, a criança ainda não consegue apoiar a planta do pé por completo no chão e apoia só a ponta. E então passa a achar que é assim que se deve andar.

Há outros problemas que o andador causa mas eu nunca havia pensado em problemas tão mórbidos e sérios quanto os que eu li a respeito no tal folheto.

Ele dizia que a fabricação, comérico e até importação de andador no Canadá havia sido proibido por conta do número de mortes e acidentes graves decorrentes do uso dele.

Mortes?

Pois é. Tem sentido. O andador pode chegar a 10m/s num declive por exemplo. É praticamente um veículo motorizado! E criança não tem muita noção dessas coisas. O texto dizia que várias crianças haviam morrido ou sofrido sérios traumas neurológicos/cranianos devido a quedas de escadas e rampas quando estavam num andador.

Imagine. Deve ser assutador. A criança tá lá, toda feliz, achando que consegue se locomover. Aí quer alcançar aquele objeto colorido, vai um pouquinho para a frente e ploft... cai de uma escada, de uma rampa.. enfim. Horrível. A criança não tem como sair do andador. Só se for tirada de lá por alguém. Imagine o desespero.

Resolvi fazer o post só para engrossar o coro de pessoas contra o andador. Como o próprio texto dizia, dizer que "ah, mas ele/ela fica tão feliz no andador" é preguiça. Há muitas maneiras de fazer uma criança feliz e eles se contentam com as mais simples como por exemplo sentar-se no chão diante deles e fazer caretas. Sou mãe e sei que uma criança que está aprendendo a andar dá muito trabalho. Mas faz parte do nosso papel cuidarmos para preservá-los. Isso inclui mudar a mobília da casa se necessário, fazer uns ajustes aqui e ali. Arrisco até dizer que é melhor deixar a criança num cercadinho todo vazadinho (para ela pelo menos poder enxergar as coisas ao seu redor!) do que deixá-la num andador. Quando eu tinha que limpar a casa por exemplo eu deixava a Isabel no cercadinho perto de mim assim pelo menos ela não corria o risco de se intoxicar com os produos de limpeza. Mas fora isso eu a deixava livre para crescer e ser feliz, óbvio que sempre atenta a ela e aos perigos ao redor.

Mas realmente, essa do andador me deixou bastante assustada... deveriam proibí-lo no Brasil também!

Solução para o Desfralde Noturno

Estávamos sem saber o quê fazer para levar adiante o desfralde noturno de minha sobrinha. Ela já está com três anos e meio. De dia usa o vaso sanitário numa boa. Mas à noite...

Era um troca-troca de lençol! Todos os dias praticamente ela fazia xixi na cama. Usávamos protetor de colchão mas mesmo assim, a ideia era que ela aprendesse a fazer no banheiro. Minha irmã colocava o despertador de três em três horas à noite para levá-la fazer xixi mas várias vezes quando ela ia acordá-la... PRONTO! Já estava toda xixada! E aí era aquela saga - levanta a criança, vai dar uma chuveirada rápida, trocar de roupa, roupa de cama, etc.

Até que comentei com minha outra irmã que minha sobrinha não gostava de ir ao banheiro no meio da noite em parte porque era escuro.

Ela deu uma passada na Leroy Merlin e voltou com uma 'borboleta'. É uma daquelas lâmpadas noturnas de parede que iluminam o ambiente o suficiente para você enxergar por onde anda mas sem atrapalhar o sono, sabe?

A novidade estava por conta do design e das cores. É uma borboleta lindinha. Uma asa solta uma luz azul, a outra uma luz verde e o centro uma luz vermelha. Nada forte demais. Tudo na intensidade certa.

E desde então minha sobrinha (quase) não tem feito xixi na cama. Antes de dormir ela pede para colocarmos a borboleta na tomada. Fica lá sentada no vaso admirando-a e fazendo xixi. Aí vai para a cama. Dali a pouco pede para fazer xixi de novo. Faz mais um pouco. Aí volta para cama. Aí faz mais xixi no vaso. Aí finalmente adormece. Aí acorda espontaneamente no meio da noite: "Mamãe, quero fazer xixi".

E vai, com a mãe, toda feliz, fazer xixi no vaso enquanto admira a borboletinha. E volta para a cama. Sequinha!