quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Me Fez Chorar

Chego hoje no trabalho, acesso a Internet e logo de cara me deparo com este artigo do Yahoo.

Me fez chorar.

A garotinha em questão tinha um tumor benigno no nariz que fazia com que ele ficasse parecendo uma bola vermelha. O problema foi diagnosticado quando ela ainda estava no útero.





Ela sofria muito por conta disso. Tinha vergonha e se escondia de estranhos. Dá para imaginar o bullying que ela não tinha que suportar, né...

Os pais procuraram ajuda mas ninguém queria operá-la por receio de que ela sangrasse até a morte. Mas, no começo deste ano eles finalmente encontraram um cirurgião que fez o procedimento e numa cirurgia de três horas e meia o tumor foi retirado.

E eis o resultado:


Ficou ótimo! E ela é tão lindinha!

O artigo me fez chorar por três motivos:

(1) Como li num dos comentários na página original, dá para ver que no ultrassom ela está sorrindo! Um sorriso evidente. E quando vi a foto dela ainda pequenininha - à direita, na parte de baixo - com aquele sorriso verdadeiro e aqueles olhos, me tocou o fato de que aquele bebê nem tinha ciência de que seu nariz era diferente. É uma inocência, uma pureza tão grande... Ela estava muito feliz, era alegre e contente e fazia questão de sorrir para que isso transparecesse. O que me leva ao segundo motivo pelo qual chorei.

(2) Quão podre somos nós? Fazemos um ser que estava perfeitamente contente na sua condição, se sentir envergonhado, discriminado, infeliz e refém de uma manchinha no nariz. Quando é que nós seres humanos daremos mais valor ao corpo espiritual do que ao corpo físico? E não digo isso com um ar de superioridade. Porque me incluo nessa categoria. Todos estamos juntos nessa. Quando foi que decidimos o que era belo, o que era normal, e o que não era?

(3) Quem acompanha o blog há mais tempo já deve ter pescado. Esse tumor benigno no nariz dela, essa manchinha vermelha, se trata de um hemangioma. Embora o artigo não faça menção dele eu sei o quê é porque a Isabel também tem, como relatei aqui. É um crescimento anormal dos vasos sangüíneos. E por isso o caso me tocou profundamente.

A Isabel tem um no dedão do pé esquerdo. Ele está crescendo e agora já está até em relevo. Fomos ao médico na segunda-feira. Ele pediu um eletrocardiograma e retorno assim que o resultado sair. Daí vai decidir se vamos entrar com medicação ou se faremos o laser.

O que me aflige é que:

(a) Ele disse que essa medicação atua no coração e diminui os batimentos cardíacos. Já deu para entender por quê eu estou preocupada, né?

(b) Apesar de o do dedão do pé ser o maior - já ocupa toda a parte da sola do dedão dela - outros estão pipocando. Quando ela nasceu ela só tinha o da língua - que parece estar estacionado - e o do dedão. Agora já apareceram pintinhas vermelhas nas costas, na região do ânus, na palma da mão direita (duas), no lábio superior, no lábio inferior...

Eu estou preocupada. O médico disse que algumas delas podem ser simplesmente pintas vermelhas, denomindas 'nevus rubi'. Mas vamos continuar acompanhando... O que ocorre é que quando a pessoa tem vários hemangiomas - até agora os únicos confirmados na Isabel são os da sola do dedão do pé e o da língua, que pelo jeito é um linfangioma - há a possibilidade de ela também tê-los nos órgãos.
Os médicos dizem que eu devo ficar tranqüila. Eles são especialistas nisso e pelo jeito uma das melhores equipes do Brasil então eu fico um pouco mais segura. Mas que a gente fica com a pulga atrás da orelha a gente fica... Não tem jeito.

Me disseram que não há a possibilidade de esse hemangioma se tornar algo maligno. Antigamente nem se tratavam hemangiomas. Mas como podem causar cicatrizes emocionais e físicas, hoje em dia se trata. Ainda assim, muitos pediatras - como o da Isabel - falam para os pais que aquilo não é nada. A não ser que seja algo assim grande e evidente como o dessa garotinha. No caso da Isabel as pintinhas vermelhas são do tamanho de um ponto final. Na língua é um pouquinho maior. Disseram que talvez desse algum problema na hora de ela comer, poderia atrapalhar. Mas não aconteceu. Ainda bem.

Mas é isso... vamos acompanhando.

6 comentários:

  1. Putz Silvia, não sei nem o que dizer, mas concordo muito! As pessoas são cruéis, não só com o que consideram feio, mas com o que consideram diferente.
    No blog da Paloma, dia desses, ela abordou o tema da homossexualidade e um casal de lésbicas comentou. As agressões que fizeram a elas foram as coisas mais cruéis que já li.
    Me entristece muito, quando foi que deixamos de perceber que existem sentimentos pulsando nas pessoas?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sabe que sempre qeue vejo essas historias , com final feliz graças a Deus tbm tenho vontade de chorar, e concerteza há tanta coisa má no mundo, tanta coisa que não se compara a inocencia , pureza, de um bebe...

    Sil o da Isabel não vai ser nada de mais, e concerteza vai ser um bom post pra que possa orientar e assim como eu explicar o que é isso...

    bjocas em vcs *-*

    ResponderExcluir
  3. Nossa Silvia! Força para a sua pequena!! E essa menininha é um exemplo de resultado da crueldade humana, como você mesma disse.
    Mas essa menininha, vai fazer valer cada dia de vergonha que passou, quando crescer e ensinar seus filhos a amar cada criatura independente das suas diferenças.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Sil pronto arrumei o blog a seus pedidos, agora não tem mais aquelas palavrinhas depois que coloca o comentario rsrsrs

    vê la se deu certo
    ah e obrigada por me avisar que estava assim, pq eu mesma não sabia :D

    bjocas em vcs

    ResponderExcluir
  5. Oi que linda a menininha ficou, e que bom que deu certo..
    As crianças são malvadas...
    E não sabia desse probleminha da Isabel, que bom que não e maligno...
    Mas imagino o quanto vc fica preocupada. que bom que estão com os melhores medicos...
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Sil então a Gi ainda não fez o exame to esperando marcarem... a medica disse q não tem tanta pressa, quero deixar passar o aniversario...

    bjocas em vcs
    e vcs tavam sumidas hein?

    td bem por ai?

    ResponderExcluir