sexta-feira, 29 de abril de 2011

Um dos sustos - as manchinhas vermelhas...

Quando a Isabel nasceu, ainda na maternidade, reparei que ela tinha uma manchinha vermelha no dedãozinho do pé esquerdo. Na minha total ignorância, pensei que fosse uma marca do "teste do pezinho" (pouco sabia eu que ele só seria realizado no último dia na maternidade). Então nem perguntei nada. E também ninguém disse nada.

Então eu reparei que ela também tinha uma manchinha na ponta da língua, vermelhinha também. E na minha total ignorância, achei que ela tivesse "mordido a língua" (não me passou pela cabeça que ela ainda não tem dentes e que a gengiva dificilmente causaria aquele estrago mas tudo bem...)!

Um dia perguntei ao pediatra, que examinou e disse que não era nada, para eu não me preocupar. Então não me preocupei. Quer dizer, fiquei com um pé atrás mas mais aliviada.

Até que um belo dia (sério mesmo) levei Isabel ao PS por conta da insistente tosse e coriza. E a médica que a examinou, quando abriu a boquinha dela para ver a garganta falou: "Mãe, você já viu esta manchinha na língua dela?"

E a conversa evoluiu mais ou menos assim:

- Já, o pediatra falou que não era nada...
- É, eles costumam dizer isso. É um hemangioma. Eu sei porque sou hematologista pediátrica.
- O quê é isso?
- Um tumor. Benigno (Na verdade ela não fez essa pausa para suspense mas na minha cabeça houve essa pausa e eu quase surtei!)

Bom, para tornar mais curta uma longa história, ela disse que acabara de integrar a equipe do Hostpial A.C. Camargo (também conhecido como o Hospital do Câncer) e sugeriu que eu passasse lá para uma consulta. Disse que não é perigoso, mas que era bom ir acompanhando, especialmente o da língua, que pode prejudicar a Isabel na hora de se alimentar.

Marquei uma consulta. Foi difícil porque o plano de saúde pede uma carta de encaminhamento e um laudo de biópsia. A carta eu não tinha, houve troca de plantão no PS e a médica foi-se embora antes de me deixar seu CRM, cartão, cartinha... E laudo!? Como fariam uma biópsia num bebê de 3 meses, nuns vazinhos na pele? (Ah, não expliquei mas hemangioma é um crescimento anormal dos vasos sangüínios [é assim que se escreve?]).

Enfim, depois de muitos telefonemas e uma ida a um pediatra de PS para conseguir a tal carta, marquei uma consulta. Não sem antes consultar o maravilhoso site www.hemangioma.com.br elaborado pela Dra. Heloísa. Muito esclarecedor. Tivemos consulta com o Dr. Eduardo que foi ótimo também.

Os dois concluiram que Isabel é muito pequena (e seus hemangiomas ídem) para fazer o tratamento, geralmente a laser. Faremos então consultas periódicas para acompanhar a evolução ou não (espero!) do hemangioma. O do pezinho está crescendo então vamos ver... mas por sorte é uma hemangioma plano - há vários tipos e esse é o menos prejudicial e eles disseram que até um ano de idade eles costumam estacionar ou regredir mas que é necessário acompanhar pois podem deixar cicatrizes.

Bom, tá aí a dica para quem quiser saber mais. A equipe de Cirurgia Reparadora do Hospital A.C. Camargo, aqui em São Paulo (fica na Liberdade, perto da Paulista) é reconhecida como uma das melhoras da América Latina e o site é muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário