sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cadê o Bom-Senso (O Meu e o do Mundo)?

Encontrei este artigo ontem no site da UOL.

É sobre uma boneca que foi lançada recentemente nos EUA. Ela vem com uma blusa que as crianças vestem e nessa blusa há, não região dos seios, duas flores equipadas com sensores. Quando a boca da boneca se aproxima dos sensores a boneca então começa a emitir sons e a se mexer como se estivesse mamando no peito da criança.


A boneca Breast Milk Baby está recebendo críticas porque faz sons e se mexe como se estivesse mamando no peito


Minha primeira reação foi de achar isso tudo um absurdo. Não porque - como a maioria das pessoas contrárias à boneca - ela estimularia uma sexualidade precoce nas crianças, e sim porque eu achei que ela induziria um amadurecimento precoce nas crianças.

Mas aí - graças a Deus! - eu continuei lendo o artigo e meu bom-senso voltou. As crianças brincam de boneca justamente porque elas gostam de, por alguns minutos, fazer de conta que são adultas. E isso é natural delas, é saudável, é parte da infância e do preparo para a vida adulta. Prova disso foi o episódio em que minha sobrinha, aos dois anos e meio, tentou amamentar a Isabel para acalmá-la, como relatei aqui.

Então, se é assim, nada mais natural e saudável do que elas aprenderem desde cedo que o melhor mesmo é amamentar no peito, não é?

Leiam o artigo, está interessante. E os comentários mais recentes também. Concordo com quem diz que "a maldade é vista somente pelos olhos dos adultos, nunca das crianças" e também faço coro com aqueles que apontam que é estranho que para nós sejam aceitáveis as propagandas que incentivam as crianças a comer porcarias e tal mas não a boneca em questão. E vou mais longe. Somos um país em que é normal ver vinheta de Carnaval com mulher nua na TV, as Globelezas da vida, a qualquer hora do dia, mas ensinar as crianças que o mais saudável é o bebê mamar no peito - ah! Isso não pode!

Estamos ou não perdendo o bom-senso? Ainda bem que recuperei o meu a tempo!

É claro que um dia essas crianças crescerão. Algumas se tornarão mães e verão que amamentar não é tão fácil assim. Outras se tornarão pais e verão que eles só poderão 'amamentar' seus bebês com mamadeira mesmo. Mas tudo isso faz parte da vida. Do aprendizado que eles terão que absorver e que nós temos que procurar ensinar aos nossos filhos. De que às vezes não conseguimos o que achamos ser o melhor, o que queremos. 

Mas não acho que isso sirva de desculpa para não lhes mostrarmos desde pequenos o que sabemos ser 'o melhor'. E cá entre nós isso já é em si algo raro, não? Saber o que é 'o melhor'...

Sou a favor da boneca.

3 comentários:

  1. Eu comecei a ler já pensando "que coisa mais legal!!!".

    Silvia, se as crianças brincassem mais com essas bonecas, quem sabe a amamentação seria mais facil? Quem sabe as pessoas não veriam a amamentação como algo sexual? Quem sabe não se escandalizassem ao ver uma mãe amamentando em público.

    Achei muito bacana (bacana entrega a minha idade), principalmente em se tratando de uma sociedade como a americana, que odeia um mamilo...

    ResponderExcluir
  2. OLHA FIQUEI UM POUCO INDECISA EM RELAÇÃO A BONECA, E DE PRIMEIRA PENSEI COMO VC, INDUZE O AMADURECIMENTO PRECOCE, MAS ENFIM VAI SABER NÉ RSRSRS, MAIS Q EÉ DIFERENTE É...

    ResponderExcluir
  3. Não sei o que acho dessa boneca...
    Mas por enquanto não seria algo que compraria para minha filha...
    So vendo para saber...
    bjos

    ResponderExcluir